segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

INDEPENDENCIA!

Olá!!!!

Gente, estou passando por um momento onde há necessidade de passar mais responsabilidades para o Enzo.


Não estou só falando da educação em diabetes, mas também da educação para a vida.


Ao levantar da cama, arrumá-la. Colocar a toalha após o banho no lugar correto. Guardar o que utilizou.  Estou colocando os pontos finais em cada frase, pois acaba sendo um parto lembrá-lo sempre dessas coisinhas que devem entrar na rotina de qualquer pessoa.


Agora falando do diabetes, do tratamento; ele aprendeu a ler esse ano, então consegue compreender o que a bomba alarma, isso me deixa muito feliz, mais um passo para a independência dele em relação ao tratamento. Confesso, que esse momento não foi tão legal.... foi a primeira vez que ele ficou bastante irado em ter diabetes pelo fato de ter que lavar as mãos e fazer o teste de glicemia durante todas as vezes do dia. Até então eu e meu marido acabamos intervindo para que acontecesse.

Me assustei ao ouvir um não, mãe, não quero fazer, não quero. Pois agora ele começa a entender algumas limitações que o tratamento traz. Ah, Fernanda, o diabetes não limita!!!! Esta até escrito na descrição do blog..... tá.... então vamos la! Sim, o diabetes limita a nossa vida aqui em casa dessa forma.

1- Parar o que estiver fazendo para ter que lavar as mãos para pegar o kit do glicosimetro e fazer a glicemia, a partir desse valor pensar no que deve ser feito.

1.1. Dar açúcar para sair de uma hipoglicemia, durante uma brincadeira numa festa e ter que esperar a glicemia subir, comendo o que não quer comer e ficar bravo enquanto as outras criancas brincam e ele fica ali, esperando para subir a glicemia.

1.2. Parar de jogar video game pelo mesmo motivo

1.3. Acordar na madrugada para comer açucar pois a bomba alarma hipoglicemia

1.4. Simplismente querer comer qualquer coisa sem lavar as mãos e simplismente comer

2- Ir para funções extras, como ESPORTES:

2.1. Ir para o futebol e ter que tirar a bomba, medir a glicemia, e ao acabar medir de novo e enquanto os amigos estão chutando bola ele esta comendo

2.2. Ir para o escotismo e poder fazer parte dos acampamentos, mas, não, ainda não consigo que isso aconteça sem eu estar junto.

2.3. Ir para o jiu jitsu e poder treinar, mas sem preocupações

3. EU, euzinha, somente eu, ter que estar onde ele esta para prover o tratamento, as recuperações de hipo e hiper, mas eu não posso mais estar junto, pois também tenho algumas coisas para resolver.....

SIM, para nós HÁ limitações....... meu sono é do tipo tele sena........ é de hora em hora...... muitas vezes durmo ..... muitas não..... Aulas pela manhã..... quando estou um caco.... tenho minhas tarefas da faculdade para fazer, tenho maes para responder no facebook, tenho casa, tenho familia, tenho amigos, tenho...... tenho.... tinha........

Insumos para buscar..... médicos para levar...... médicos para me tratar.......

Independência...... te quero..... para poder me encontrar novamente..... como Fernanda pessoa física e jurídica......


Tempo para poder trabalhar e receber pelo trabalho, tempo para nada fazer, tempo para .... e o tempo não para. Me sinto feliz a cada conquista do Enzo...... há poucos dias aprendeu a amarrar os cadarços....... muito legal!!!!! Acredito em todo seu potencial!

A cada dia a independência dele virá..... eu estou abrindo a mão.... passando o bastão.... pois eu também não estarei para sempre ao lado dele na aula de futebol..... o que dizer também, de não conseguir leva-lo com assiduidade.... por minha culpa.... por não conseguir.... então esse ano vou priorizar algo e fazer acontecer.

Aqui o diabetes aconteceu quando ele tinha 1 ano e 11 meses...... estamos crescendo juntos como mãe e filho e como mãe e filho com tratamento de doença auto imune. Ele será o unico filho.


Não estou me vitimizando, ou culpabilizando de sentir e/ou agir, é nossa vida e nossa rotina, não sei como é na sua casa, aqui está sendo assim..... eu quero essa independencia para o Enzo, assim como para mim.

E sempre que precisar, estarei aqui!




Vamos conseguindo isso dia após dia..... eu acredito!!!!  E vamos conseguindo!!!!!