segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Curso Avançado DM1 para (Im) pacientes!!!

Horário de Verão instalado, e as 8:20 estava eu e mais uma turma bôa, na E)fit em São Paulo, para participar do Curso Avançado de Diabetes Tipo 1 para (Im)pacientes.



Realização  do blog Tenho Diabetes tipo 1, e agora? com Mark Barone; PhD em Fisiologia Humana, apoio da Farmacia dassete; Diabetes service, e)fit.


Várias palestras durante todo o domingo, esclarecendo os temas mais atuais na gestão e autocuidado com o tratamento em diabetes tipo 1 além das novidades tecnológicas que foram mostradas nos congressos desse ano.

Deise Santiago - Nutricionista e jovem líder em diabetes: abordou sobre escolher certos alimentos para prevenir complicações!!!!

Gente, prestem atenção ao intestino! Muitos estudos tem mostrado que a saúde começa aí!

Alimentos pro e pré bióticos, como funcionam, água, enfim.... consultem os nutris de vocês, e peçam a eles esse novo norte em alimentação!

Mark Barone, Eu, Juliana Baptista



 Juliana Baptista - Nutricionista Especialista em Diabetes, referencia Alemanha: montou um workshop sobre o uso das bombas e sensores. Particularmente, eu queria muito conhece-la e poder ter acesso a esses conhecimentos! Principalmente sobre os sensores, pois acredito que o mais breve possível, o Enzo deverá estar usando, para assim encontrarmos pontos pré hipoglicemias, que ainda acontecem.

Patricia de Luca- Mestre em educação Física, e presidente da HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR, InCor : antes de mais nada, me chamou atenção o fato de haver uma turma que está focada na genética do colesterol...... GENTE, aqui em casa, minha mãe apresenta, meu sogro, meu marido..... já tinha comigo que com o DM1 teria que ficar de olho nos exames anuais do Enzo, e lá ao conversar com a Patricia, me dei conta da alta probalidade GENÉTICA da dislipdemia que poderemos encontrar daqui a algum tempo. No InCor, há uma pesquisa, para essas famílias. Com certeza, iremos nos cadastrar.
Atividade Fisica, hiper, mega importante para qualquer individuo. Para os Dm1, segundo estudos relatados, dar uns piques por 15 segundos, auxiliam a  diminuir o aparecimento da hipo após algum tempo pós exercício. Usuários de SICI, conversem com seus educadores, médicos, pois diminuindo a dose temporária da basal, poderá ter um eficiência na diminuição de uma hipoglicemia pos exercicio.

Grupo


Denise Pannico, mae da Giovana

 Karla Melo- PhD em Endocrinologia e muitos outros atributos, simplismente, mudou meu olhar com os estudos onde crianças e adolecentes com DM1 utilizam tratamento insulínico MAIS antidiabéticos orais, SIM, sim sim, minha gente. Estudos mostrando beneficios que SOMENTE SEU MEDICO, poderá avaliar se complementa ou não o tratamento COM A INSULINA com MAIS outro comprimido. Alem de tudo foi abordado o aplicativo GLICONLINE (gratuito) facilitando muito a vida de quem utiliza contagem , dose de insulina.... enfim

Cristina Khawali - PhD em Medicina e Endocrinologia e muitos outros atributos, explicou sobre SIM, as COMPLICAÇÕES que IRAO acontecer se voce não se CUIDAR!!!!! Acontece, gente..... mesmo..... estejam com PARCERIA com seus medicos..... há necessidade de, caso encontre alguma pelo caminho, descobrir o quanto antes, para que a qualidade de vida seja melhorada. PERIODONTITE (placa-gengivite) é a 6 complicação do diabetes, tem que ir no dentista, tomar remedio, para depois conseguir compensar a glicemia. 

Palestrantes e Ouvintes


Fabiana Couto, FAMILIA


Fabiana Couto -  Psicóloga, EXCELENTE palestra. Ela como DM1 e filha de médica, teve vários desafios em muitos aspectos. Conseguiu trazer ali, uma emoção muito grande onde foi relatado um filho que esta na fase da pre adolescencia e está rebelde com os pais. Fabiana deixou claro que DIALOGO sobre SENTIMENTOS devem ser abordados rotineiramente entre os familiares. No momento da adolescencia é onde aflora as independencias e eles não pensam como adultos. PSICOLOGO e TERAPIA para mim, deveriam estar entre as necessidades básicas de saude. Intervi, pois foi uma palestra onde os sentimentos foram aflorados e os meus também. O meu ainda é pequeno, mas se Deus permitir, iremos passar a adolecencia em breve.... o que eu penso hoje em fazer é, cada vez mais, inseri-lo com outras crianças na mesma situação que ele, busco informações e as compartilho, ouço relatos de muitos pais, TENTO na medida do possível da minha loucura ir abrindo as minhas asas...... affff que difícil. Obrigada Fabiana pela suas palavras.

Ronaldo Wieselberg - Academico em Medicina, presidente da Liga de Diabetes SCasa e muitos outros atributos, trouxe o olhar tecnologico em smartcoisas!!!! Está tudo á nossa mão. Basta inserir os dados, encontrar os melhores aplicativos e viver bem!

Depoimentos de Lucas Galastri, como DM1, onde deixou de realizar atividades fisicas por um curto periodo para mostrar a diferença na oscilação da glicemia. Atividade Fisica, faz sim, diferença num melhor tratmento, menos uso de insulina. E o Renam Jacomassi, economista e autor do Mellitus One, disse algo muito legal, temos que inserir os dados no sistema.... sim, temos.... pois nosso pais não possui dados..... ele usou ate ´waze, onde com muitas inserções dos proprios usuarios outros sabem por onde ou nao ir.... quem sabe com sistema de tecnologia em saude, algo possa acontecer.... por isso, coloque seus dados!!!!!

Mark Barone - já fiz uma breve apresentação, entrou com palestras ótimas do que viu pelo mundo nesse ano de 2015. Muitas empresas estão investindo em sistemas que fazem mais coisas por si só, do que os indíviduos precisem informar os equipamentos. Fiquei encantada já com a VEO SICI da Medtronic que PAUSA a insulina na hipo. (SHOW) e já tem uma outra que RELIGA a bomba assim que "preve" a subida da glicemia. Entao gente....... tem muita novidade boa para chegar, sabemos que o acesso não é fácil, SABEMOS!!!! Mas o mais importante são os estudos realizados!

Adorei o convite para participar desse evento!!!!Obrigada



Pablo, Juliana, Luisa, Leticia, Denise
Preciso agradecer a hospitalidade, e tudo mais envolvido aos meus cunhados, a quem me deu suporte em todos os sentidos para poder ir, tranquila, para o evento.

A Leticia Martins, pela Revista Vida Saudável e Diabetes,  que prazer te encontrar!

Blogs que se encontraram nesse evento:

A educação em diabetes é o caminho! Vamos juntos..... pronta para próximos desafios!!!!