sábado, 1 de março de 2014

SUS liberar Levemir e Lanthus? Consulta Pública CONITEC


Consulta Pública da CONITEC/SCTIE Nº1/2014


Recomendação sobre proposta de incorporação das insulinas análogas para o tratamento da Diabetes  Mellitus tipo I. 


Está em consulta publica a incorporação dos análogos de insulina para o tratamento do diabetes tipo1 e 2, mas eles não encontraram evidencias cientificas que os análogos tem algo melhor para beneficiar os pacientes do que a NPH, segue a minha experiencia com a NPH com o Enzo.


NPH X DETEMIR X LISPRO


O que tenho a dizer, no inicio do diagnóstico do Enzo, a insulina utilizada foi a NPH N e a novorapid.

Fazendo glicemias de hora em hora, pois uma criança com 1 ano e 11 meses oscilava de hora em hora a glicemia, sendo sujeito a alimentá-lo forcadamente para evitar as hipoglicemias. Hora em 400mg/dl, dali a duas horas 40mg/dl, logo depois 300mg/dl e dali a pouco 60mg/dl.

Falávamos com o medico todos os dias e nem ele conseguia nos dizer o que fazer, pois essa insulina faz um pico de ação, e nesse pico e durante a queda tínhamos que dar comida com açucar para poder segurar as glicemias. Diminuir a dose não diminuía esse efeito na hora do pico. O estress gerado por todos quando ele tao pequeno não aguentava mais comer para manter a glicemia era tremendo. Eu fiquei praticamente 3 meses só cochilando nas madrugada, onde havia mais um pico de ação dessa insulina.


Depois de relatar para o médico a dificuldade em fazer comer coisas doces, uma criança que tinha tido pouca exposição  ao açúcar, na madrugada, refrigerante, colheradas de açúcar, as vezes chegava a fazer vômito, mas tinha que fazer comer, o médico decidiu alterar para Levemir.

Fora as outras pessoas que vendo o nosso desespero em fazer comer, ainda vinham questionar como ainda dávamos açucar para um diabético

E bendita Levemir, sem pico de ação, se mantendo estável por 18 horas, foi mais fácil fazer o controle da alimentação, ainda assim estressante quando se precisava corrigir uma hipoglicemia na madrugada, pois é nesse momento que eu tenho mais medo da hipoglicemia. 

O melhor tratamento para meu filho, para nós, é a bomba de insulina onde é possível regular a dosagem da insulina hora a hora, e permitir desligar a bomba caso um hipoglicemia aconteça, o que existe, em menor quantidade.

Eu acredito que a insulina NPH é muito agressiva para crianças e adolecentes e com recente diagnóstico. Os pais estão desnorteados, as informações são impotentes e as crianças ficam com oscilações tremendas, acontece as oscilações de hormônios, querer ou não comer, estar doente, viroses, gripes, tudo isso reflete imediatamente na glicemia e utilizando a NPH o risco da hipoglicemia é iminente, na minha opinião.

As crianças mal conseguem falar o que sentem para que os pais possam acudir no momento de hipoglicemia.

Nós temos o comprometimento com o tratamento do nosso filho. Somos educados para o tratamento do diabetes tipo 1. Foi dificil encontrar essas informações diretamente dos profissionais que mal tem tempo de ouvir seus pacientes. Pois essa educação requer conhecimento especifico do paciente. Como cada um rage e tem o organismo diferente.

Requer tempo para reconhecer os fatores de sensibilidade, encontrar os periodos do dia que fica mais nitido as hipoglicemias ou hiperglicemias.


Essa foi a minha experiencia com a NPH e realmente não desejo que nenhuma família passe os medos que passei com a utilização dessa insulina. A NPH vai abranger os paciente que tem um mal conhecimento, nao tem  educação em relação ao tratamento e simplesmente tomam o medicamento e que tem disponivel imediamente na rede pública, restringir a dieta, restringir a vida, correções fixas, diminuindo a diversidade de vida, e assim a diabetes se torna um sentença de sequelas na idade avançada.

E porque os diabéticos tipo 2 ficariam sem essas insulinas? A qualidade de vida iria melhorar e a sobrevida aumentar sem a sentença de sequelas.

Segue os critérios para utilização dos Análogos das Insulinas pela Sociedade Brasileira de Diabetes, Endocrinologia e Pediatria. (contribuição Débora Aligieri)


O prazo se encerra em 10/03 . . . faca sua parte! Aqui esta o formulário para o diabetes tipo 1 para Contribuir com a Consulta Pública
Formulario para diabetes tipo 1

Aqui esta o formulário para o diabetes tipo 2 para Contribuir com a Consulta Pública
Formulario para daibetes tipo 2


Preencha e envie, para que o Conitec saiba o que acontece com a nossa realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário