sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Volta às Aulas!!!! Manuais para Escola e Cuidadores

E começa um novo ano letivo, com novos amigos, nova sala, nova professora, nova auxiliar e a mamãe fica preparada para passar segurança para todos os novos cuidadores.


O Enzo foi para escola com 1 ano e 11 meses, na mesma semana em que tivemos o diagnóstico, mas no retorno, a escola pequena e despreparada me sugeriu que procurasse outra escola, assim eu fiz.


Após conversar com o diretor e expor tudo o que estava acontecendo em nossas vidas, ele se dispôs a me deixar livre para falar com quem fosse para que ele ficasse o mais tranquilo e seguro possível na escola.


Desde então ele seguiu com uma mesma professora, que passou conosco durante todo o processo das canetas para a bomba. Sempre que necessário estive na escola.


Se disponibilize para estar junto aos cuidadores durante alguns dias para vivenciar a prática para eles.


Encontrei no blog da Jujuba http://jujubadiabetica.blogspot.com.br/search?q=manual+escola um  manual para os cuidadores com muita informação importante sobre a bomba de insulina, e resolvi montar um para o Enzo, tomei o da Carolina como exemplo, mas não consegui deixar tão didático como o dela !!!

Assim ficou o nosso Manual da Bomba de Insulina para a Escola


Pela pouca idade que tem, ainda devemos priorizar o comportamento dele como sinais de uma hipoglicemia, portanto nosso manual contém muitas característica que o Enzo apresenta, afinal, estamos falando dele! :)


Também montei um Guia Rápido:



Mas Fernanda, para que, tantos guias????????? Gente, não sei fazer resumo, então esse ano vou fazer assim. Outra coisa, minha mãe consegue fazer o básico para me ajudar com o Enzo, mais informação do que contém o Guia Diário, ela ainda não dá conta, pedi para que ela me ajudasse a colocar as informações básicas. rs!


Vou colocar também o primeiro manual que fiz e enviei para escola enquanto usávamos o esquema de basal e bolus com as canetas.


Segue um video  do blog http://minhafilhadiabetica.com/  Nicole, http://www.youtube.com/watch?v=CeIxtzHauls muito bom, voltado às escolas, gravei em DVD e levei para a professora e para a auxiliar.


Repito que esta recheado de detalhes pois o Enzo é muito pequeno!!!! Espero que possa servir como inspiração (assim como foi o da Carolina para mim) para esse novo ano que se inicia !!!!



Agradecimentos especiais ao grupo de Blogueiros do Diabetes que revisaram e sugeriram informações desses manuais, como montar um guia rápido!!! Faça o seu e me envie!!!! Vamos colocar aqui no blog!!!


***Após ter publicado esse post, encontrei no blog da Jujuba esse outro post, um manual feito pela Roche para os professores, ainda não tinha visto, então segue o link  http://jujubadiabetica.blogspot.com.br/2012/07/manual-de-diabetes-para-escola-roche.html

Fernanda Carrasco

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Nossa primeira viagem "BOMBADO", foi em dezembro, mas tá valendo!

Estávamos devendo uma visita ao nosso sobrinho Raul que nasceu em Julho em São Paulo. No final de semana passado foi aniversário da sogra que estava lá ajudando a cunhada com o baby! O sogro então decidiu ir para lá comemorar a nova idade da esposa e nos convidou, e assim fomos para festa e conhecer nosso sobrinho.
As dúvidas todas vieram, e não eram somente sobre diabetes, mas sim, sobre comportamento do Enzo num local novo, numa rotina diferente.
Hora de arrumar as malas, foram 2 dias, roupas colocadas, roupas de banho e cama, e apetrechos do diabetes.
Cânulas extras (pois teria uma troca), insulina em cartucho pronta, chave da tampa, baterias extras (2) pelo problema que a bomba em apresentando, aplicador, pomada anestésica, óleo para higiene, pomadas, e claro uma MALA DE COMIDA.
Mala de comida aqui foi organizada assim, frutas (banana e maça), bolachas (club social e passatempo sem recheio), coca normal e zero, açúcar em sache, suco de uva, toddynho, e garrafinha de água. Tenho pavor de ficar parada em congestionamento e não saber o que o Enzo vai aceitar comer naquele momento.
Durante a viagem glicemias mais altas pois era dia de troca de cânula, paramos para comer um pão de queijo e uma coca zero, chegamos e trocamos a cânula. Tudo certo.
Bolo da vovó foi zero açúcar, comidinhas ótimas, muitas brincadeiras e não tivemos nenhuma hipo! YES!
Na volta as glicemias novamente mais altas, pois durante a madrugada ele teve hiper, senti aquele cheirinho de cetona enviamos insulina e viemos embora, assim que chegamos trocamos a cânula e tudo ok, novamente.
Tirando que o Enzo se tornou um bebe de 5 meses (querendo colo até para arrotar apos o mama) e aproveitando estar fora de casa para testar nosso limite, foi tudo lindo e ótimo!!! Vou colocar umas fotinhas para vocês!
O que mais vinha a minha mente durante a viagem era... "Será que o aplicador está na mala???" Eu quem coloquei, eu que verifiquei e mesmo assim ainda vinha isso na minha cabeça... também... sem ele não há colocação de cânula, neh?!
Estávamos com o DBT (dose basal temporária) com 20% a mais, por recomendação da nossa endócrina, pois os pré prandias estão fora da meta. Ela passou um segundo perfil de basal  e resolvemos alterar somente quando voltássemos para casa.
A viagem foi ótima ele conheceu na volta a Estação Kafé onde tem uma locomotiva a vapor antiga ( e ele AMA trens) alimentou os peixinhos desse lugar e voltamos felizes por conhecer nosso sobrinho lindo!!! Obrigada pela estadia, parceria e paciência cunhados!!!!
Até breve!!!