domingo, 1 de dezembro de 2013

Nao escorregue na baba do quiabo! Saldo do Novembro Azul - Minha Visao

Pois é, uma pena uma noticia veiculada no programa do Luciano Huck estar comprometendo o tratamento de tantos diabeticos tipo1 pelo pais.
Espero que muitos jovens ou pessoas recem diagnosticadas ainda com esperança na cura, nao deixem seus tratamentos insulínicos, atividades fisicas para somente ingerir agua babenta de quiabo, esperando que suas glicemias baixem e assim fiquem curados de sua doenca autoimune e cronica.
Como se nao bastasse ainda tem pessoas que veiculam esse tipo de informacao como cura. Os jovens inventores devem ter dito, "olha nao deixem seus tratamentos", mas o que interessa mesmo é baixar a glicemia milagrosamente.
Alem disso tivemos uma exposicao da INSULINA, como uma arma mortifera, gente, eu realmente nao quis saber muito do que houve com o menino Joaquim, pois eu sou MAE e até hoje se o sono do meu filho estiver diferente eu acordo e fico em alerta para cuidar, raras as madrugadas em que eu consigo deitar e acordar direto, enfim, tivemos outros impactos com isso, onde outras criancas usaram a insulina para dizer que ela mataria o doente cronico, as outras pessoas fazendo o sinal da cruz como benzimento, até isso está ocorrendo. Criancas e pais que fazem seu tratamento corretamente se sentindo hostilizados por pessoas ignorantes no nosso assunto.
O nosso novembro Azul foi de muita informação, mesmo com outras campanhas pegando carona, aqui em minha cidade, o Lions ( Juliana e Andre Quiroga e todos os integrantes das 3 unidades )reuniu a secretaria de saude e esporte mais a Academia Bio Forma com o personal Marcio Rodrigues e assim mais de 250 pessoas no feriado do dia 15 estiveram presentes. Fiquei muito feliz em estar presente e poder passar minha experiencia de mãe, alem dos sinais e sintomas que ocorrem do dia para a noite. A entrevistadora Lilian Piccini do Programa Nosso Dia que sempre esta presente, nesse dia nao pode comparecer e eu fiquei de repórter junto a Rose Garrido que cobriu todo o evento. Nao me sai muito bem, mas o mais importante foi bater na tecla dos sinais e sintomas.
Outra informacao importante é que o Teste de Glicemia obrigatorio que a Dra Vereadora e Presidente da Camara dos Vereadores de Arapongas montou o Projeto de Lei votado unanimidade,esteve barrado conjuntamente com outros 4 projetos, mas pelo que soube (ainda off), serão sancionados pelo prefeito.
Na escola, novamente montamos um material explicativo bem simples, tambem baseados em sinais e sintomas, bexigas, a cor, o circulo, gelatina azul e as criancas se divertiram.
Esse ano esbarramos com a pouca visibilidade do governo em relação ao diabetes, com foco em outra campanha (importante tambem), e com a extrema visibilidade de uma cura (nao foi dito isso no programa, mas quem tem uma doenca ainda incuravel, escuta o que bem quer e espalha rapidamente), onde nao há, ficou a desejar sim, principalmente pela mídia.

Me propus desde de sempre a informar, quem quisesse, e assim continuarei fazendo, como um trabalho de formiguinha.
Ao ter o blog, me deperai com uma exposicao muito maior da minha familia, mas com ele posso disseminar a nossa experiencia e quem sabe ao menos poder ajudar uma pessoa.
A escrita ainda nao é a das melhores e nem o layout, conto com a ajuda de outras blogueiras para isso, mas o que faço é realmente de coração e de muita boa vontade.
Espero que para 2014 possamos ter o nosso novembro azul resgatado e nao escorregar novamente em baba de quiabo.
Ah! O Lions num jantar festivo, fez uma homenagem a nossa familía, onde eu fui representar e pude passar mais um pouco da nossa experiencia aproveitando que naquele momento havia diretores de escolas municipais tambem sendo homenageados. OBRIGADA PELA CONFIANCA!
Para o 2014 quero mobilizar pessoas chaves desde o inicio do ano,nas escolas munipais e particulares para um movimento mais expressivo no novembro, assim encontrar outros dm1 do meu municipio e passar informacoes coerentes para as escolas, onde , na minha opiniao, deveriam ser os primeiros a notar os sintomas e repassar aos pais, pelo tempo de permanencia das criancas nas escolas. Espero encontrar apoio ao meu projeto ja repassado ao secretario de saude. E que aconteca a 2 Caminha pelo Diabetes, novamente com o Lions!
Moniorar , educar e informar. . . Sempre. .  . Ah e quiabo aqui em casa é so frito. . .fica igual chips! ;)