quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Aniversario de 2 anos de diagnostico


Em 04/09/13 fizemos dois anos de diagnostico! 

E como é bom saber que aquele medo, aquele buraco que se abriu aos nossos pes, esta fechando.

Fechando na base de um acompanhamento medico serio, com informacoes pertinentes, e experiencias vicenciadas de um garotinho de quase 4 anos, que as vezes os medicos se esquecem que. . nao quer comer tudo que precisa, gosta muito mais de brincar do que de se alimentar. . . tem umas tiradas otimas e incriveis e com uma nocao da realidade que chega a assutar quem nao convive diariamente com ele!
Comemoramos essa data, fizemos um bolo ( pois se é aniversario tem que ter bolo) e cada dia que passa, ficamos felizes em termos conseguido o diagnostico rapidamente e assim iniciar o tratamento de bate-pronto.
Agradecimentos extras, megas, powers para a pisicologa Ines, nutricionista Adriane Tondinelli que nos carregaram no inicio, e que foi de extrema importancia e fazem parte ate hoje de nossas vidas. A familia que SEMPRE esteve junto a nos, aos amigos, e áqueles que se quer conheco e que tenho muita gratidao por repassar vivencias e informacoes de suas vidas para nos mostrar a realidade! obrigada facefriends! Mamaes blogueiras! Que venham os proximos 200 ou ate que a cura chegue! Por enquanto a nossa cura chama-se INSULINA, MONITORAMENTO, EDUCACAO em Diabetes! Deus sempre a frente de nossos caminhos!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

E o diagnostico chegou assim...

Oi! Sou Fernanda, mãe do Enzo que há 2 anos foi diagnosticado com Diabetes tipo 1. Um susto, que acabou transformando nossas vidas e hoje,  mais segura para seguir vivendo. Enzo tinha 1 ano e 11 meses quando começaram alguns sintomas. Xixi exagerado, Sede excessiva (chegava a chorar pedindo água), Fome, Halito com cheiro de fruta. Nesse ultimo, foi quando me dei conta que poderia ser diabetes, mas mesmo assim, ainda demoramos 2 dias ate o diagnóstico definitivo.
 Foi num domingo 04/09/11 que recebemos a noticia, internamos e começamos a buscar sobre o diagnóstico e o tratamento. Muitas pessoas nos auxiliaram, a priore a uma familia da minha cidade que nos emprestou agulhas 04 (pois nao tinha em farmacia alguma, assim q saimos do hospital eles nos receberam na casa deles, sem ao menos nos conhecer) a nutricionista Adriane Tondinelli,e os medicos (Dr Schaffer, Dr Claudinei, Dra Mariana, Dra Tania) a plataforma desse auxilio, 60% foi o facebook, onde encontrei grupos de ajuda, blogs, e pessoas virtuais com os mesmo problemas reais que eu tinha. 
Quando digo EU, quero dizer, eu (Fernanda), Enzo e Bráulio meu marido. A família em peso ao nosso lado tentando encontrar soluções possíveis e cabíveis para ajudar sem atrapalhar. Os amigos estiveram juntos em vários momentos, e nos deram a liberdade que precisávamos para nos reencontrar como família e conhecer o nosso potencial de amor. 
Mamãe - Fernanda * Enzo* Papai- Bráulio
Após um ano do diagnóstico, fomos ate uma cidade vizinha para uma "Caminhada da Criança Diabética" encontramos uma amiga dm virtual  ( Nathália) e a partir disso, eu resolvi vestir a camisa de conscientização do diabetes tipo 1. 
Enzo após da Caminhada da Criança com Diabetes em nov/12
Em minha cidade, quem me oferece oportunidade eu falo sobre os Sinais e Sintomas, que tanto se confundem com outras doenças, levando crianças a óbitos, antes do diagnóstico correto. Hoje alem dos cuidados com meu filho, tenho esse cuidado com a conscientização do Diabetes Tipo 1.Espero por esse blog, poder auxiliar outras pessoas, aprender e conhecer outras famílias com diabetes tipo 1. 

domingo, 8 de setembro de 2013

BLOG DO DIABETES - TESTE DE GLICEMIA OBRIGATORIO

TESTE DE GLICEMIA OBRIGATORIO



Com ajuda dos Blogs de Diabetes(Sarah Rubia Batista, Silvia Onofre, Nicole Lagonegro, Carol Freitas Diabetica), levei o assunto a uma vereadora que aderiu a causa qui na minha cidade.
A Vereadora e Presidente da Camara Margareth Pimpao Giocondo, montou um projeto de lei, para que o Teste de glicemia seja obrigatorio nos prontos socorros, urgencia e emergencia de Arapongas- Parana.

Quem sabe assim diminuiremos os casos nao diagnosticados, onde as criancas morrem por falta do diagnostico que a principio aparece nesse simples teste de 5 segundos. Nessa segunda feira, será a segunda votaçao ( a primeira, ja votada e decidida por unanimidade).
Estarei na Camara assistindo a seção e apos, coloco aqui o resultado.
Alem de tudo, uma mae (Adriana Tomaz), dos grupos do facebook, colocou seu desejo em colocar os sinais e sintomas na Carteira de Saude da crianca, assim os pais conseguiriam reconhecer os sinais e o mais rapido procurariam a ajuda medica. E eu aumento esse pedido para colocar os sinais e sintomas de criancas que possam desenvolver cancer. Quem sabe nao será o proximo passo!